Nós somos tudo menos seres estáticos. Pelo contrário, somos intrinsecamente seres dinâmicos. A Prática do Yoga deve permitir, não suprimir, esta qualidade natural do nosso ser. Mesmo quando imóvel como podemos estar, o nosso coração está batendo, o sistema circulatório está funcionando, os impulsos nervosos estão viajando através do corpo e da respiração estamos fluindo para dentro e para fora. Isso é parte do problema do pensamento dos asanas como “posturas”. Posturas são algo que os modelos fazer para as câmeras, os resultados são geralmente retocados para criar uma forma idealizada com a intenção de transmitir algum significado artificial para o telespectador. Asanas, pelo contrário, são sobre a experiência interna de praticantes de Yoga que se abrem para um corpo mais forte e mais flexível, uma energia mais equilibrada, com o coração mais aberto e a consciência mais clara. Em vez de pensar nos asanas como estático, é importante incentivar pequenos movimentos de refinamento que trazem mais estabilidade e facilidade para a respiração e corpo-mente. Abrir ao nosso dinamismo natural é um caminho mais seguro para mais profunda paz interior e clareza do que o esforço determinado para ficar perfeitamente parado.

Na exploração dinâmica, nós nos movemos dentro e fora dos asanas com um  rítmico fluente de respiração, dando expressão prática aos conceitos abstratos de parinamavada e vinyasa krama. O Movimento dinâmico permite que o corpo abrir mais lentamente, delicadamente e profundamente, de forma que o posicionamento final torna-se mais assimilados pelo corpo. Este método de prática desperta mais plenamente o senso de conexão do movimento, força e libertação dentro e entre os asanas, tornando a respiração mais integrada à prática geral. Isso prepara o corpo para a exploração mais segura e mais profunda ao realizar os asanas e aprofunda os efeitos finais dos asanas com o praticante se tornando mais sintonizados com o que está acontecendo lá dentro.

Surya Namaskaras (saudação ao sol) são o exemplo clássico de movimento dinâmico. No Ashtanga Vinyasa, movimento dinâmico apimenta toda a prática quando os praticantes  realizam o vinyasa flow entre a maioria dos asanas .No entanto, mesmo em aulas do método Iyengar o praticante tem uma diferente mas autentica sensação de respiração como um todo que permitem os praticantes de usarem o movimento natural ao longo do caminho para a quietude.

Mover-se em silêncio é um conceito que se aplica por todo a praticaa do yoga

Comments