Kundalini Yoga pode parecer um primo distante do Hatha yoga, porque a ênfase é menos sobre os asanas do que na respiração, cânticos e meditação. Embora algumas práticas de Hatha yoga fazem referência oblíqua para a conexão entre o movimento da energia através dos chakras, respiração e movimentos físicos, estes são o foco da kundalini. Considerados potencialmente perigosos e supremamente poderosas, as técnicas de kundalini foram historicamente praticadas em segredo. Trazida para o Ocidente em 1969 por Harbhajan Singh Puri, conhecido carinhosamente como Yogi Bhajan (1929-2004), esta “yoga da consciência” é compartilhada principalmente através da organização 3HO fundada por Yogi Bhajan. O estilo de vida e práticas ensinadas pela 3HO e abraçada pelo Kundalini e a maioria dos professores de Yoga estão intimamente associados com a Sikh, um sistema eclético de filosofia religiosa fundada no norte da Índia no século XV.

Na prática de kundalini, uma variedade de técnicas são usadas para subir energia através dos chakras usando vários diferentes asanas, pranayamas, mantras e mudras. Maioria das práticas no inicio da sessão o foco é trazido para o primeiro chakra e uma tomada de consciência de aceitação. Com a mudança das posturas, o foco é gradualmente levado para o segundo chakra, onde uma tomada de consciência de criatividade e das relações humanas se nutre. No terceiro chakra, consciência é trazida para compromisso, onde o equilíbrio é encontrado no núcleo do corpoComo o “triângulo inferior”, esses três primeiros chakras são vistos como formador da base da nossa forma física e energética.

Com o despertar do quarto chakra no centro do coração espiritual vem a bondade e compaixão, um senso que Yogi Bhajan diz “a atividade de cura de Deus dentro do ser flui. Com consciência movendo-se do“eu” para “nós”, um novo som é criado na prática mantra: “Hum”, que significa “nós” ou “aquilo”. No quinto chakra vem uma consciência sobre a verdade. Livremente, cantando palavras positivas são criadas e o ser é preenchido com a luz de cura da verdade. A partir daqui, como uma sensação de espaço livre a energia sobe através do sexto chakra, confusão dissolve e clareza define, levando a uma sensação de infinito, a mandala da Suprema consciência flui adiante o sahasrara chakra.

Kundalini é uma prática intensa. A pessoa é convidada a percorrer o que pôde se uma intensidade dolorosa, segurando os braços no ar por longos períodos, estendendo-se a respiração aparentemente além dos limites, sentado por longos períodos de meditação. Desta forma, é uma abordagem orientada a tapas, atiçando o fogo interior de transformação através da intensidade da prática. A promessa nesta prática é uma experiência imediata dos frutos do Yoga. 12 ainda Yogi Bhajan descreve o domínio dessa prática decorrentes de ensinála: “se você quer aprender alguma coisa leia. Se você quer saber algo, escreva. Se você quer dominar algo, ensine (Bhajan).

Um comentário

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>