O terceiro membro do yoga apresentado nos Yoga Sutras é asana. Enquanto os Yoga Sutras não discutem qualquer asanas específicos, há um sutra que aborda especificamente asana, dizendo simplesmente “asanam sthira sukham”. Este aforismo antigo oferece uma visão essencial para a instrução de asana. O termo asana é comumente traduzido como “postura”, mas contém em si um significado muito mais rico. Bernard Bouanchaud, em A Essência do Yoga: Reflexões sobre os Yoga Sutras de Patanjali, observa que a raiz verbal como transmite a sensação da tradução literal de asana é

” Estando presentes no corpo-habitando, existindo, vivendo no mesmo. ”

Bernard Bouanchaud

“Ficar sentado” que pode ser interpretado no sentido de estar apenas no momento, só agora, no momento presente, incorporando, assim, as práticas de meditação em escritas anteriores sobre yoga nos Vedas e Upanishads. Sthira significa “estar estável ou firme”, enquanto sukham significa “estar suave, à vontade, relaxado.” No seu conjunto e colocando no contexto de uma prática dinâmica, encontramos uma qualidade misturada em que se está cultivando firmeza, vontade e presença de espírito, a cada respiração, dentro e entre os asanas. Este é o significado de asana quando expressado e incorporado em uma prática integrada.

Pranayama

“Patanjali descreve que pranayama é ingestão controlada e saída de ar em uma firme estabelecida postura “

Bouanchaud

Quando observamos o fluxo da respiração através de suas fases naturais de inspirar-pausa-expirar-pausa, a respiração torna-se mais suave e age com efeitos mais sutis. Através da observação delicada, a respiração é refinada. Aos poucos, mais refinada e técnicas mais difíceis são introduzidas. Em cada etapa nesta prática em desenvolvimento, a pessoa está sempre cultivando um sentimento de estabilidade e facilidade.

Eventualmente, além da técnica, entrando em um estado de bem-aventurança. Em preparação para essa prática, Patanjali nos lembra que os oito membros devem ser feitos em sequência. Se fosse para tentar pranayama antes de preparar adequadamente o corpo e a mente, a tensão aumentaria e causaria danos. Dominar os asanas traz a saúde física e mental básica que permite pranayama ser feito com segurança. Como veremos, muitos gurus modernos e professores abraçam esta abordagem sequencial

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