Diga que você está trabalhando duro na postura do  cão virado para baixo e ainda não consegue alcançar os calcanhares no chão. Esta dica pode dar a você e seus alunos um pouco mais de comprimento nos músculos da panturrilha e permitir os  calcanhares mais próximos do chão.

Primeiro, aqueça um pouco com cinco ou seis Saudações ao Sol (Surya Namaskar A). Isto tem um efeito fisiológico de aclimatação dos receptores musculares fusiformes dos músculos que alongam, incluindo os da  panturrilha. Em seguida, tome a postura na postura do  cão virado para baixo e tente projetar a superfície superior dos pés em direção a perna. Isso contraí os músculo tibiais anteriores (e seus sinergistas), flexionando os tornozelos. Também sinalizando para os músculos na parte posterior da panturrilha, o complexo gastrocnêmio / sóleo, a relaxar através da inibição recíproca, permitindo que os calcanhares cheguem ao chão. Ao mesmo tempo, envolva o quadríceps para endireitar os joelhos e os tríceps para endireitar os cotovelos. Essas ações de sinergia baixam os calcanhares.

 

blog13

Aqui está a Anatomia. . .

Primeiro, vamos olhar para três músculos que movem o tornozelo: o gastrocnêmio, sóleo e tibial anterior.

O gastrocnêmio tem duas cabeças: uma origem na parte de trás do fémur acima do côndilo femoral medial, o outro a partir de cima do côndilo lateral. O sóleo origina a partir da parte superior da cabeça e do perônio e no terço superior da parte interna da tíbia. O gastrocnêmio e sóleo se combinam para formar o tendão de Aquiles, que se insere na parte de trás do calcâneo (osso do calcanhar).

Para os fins desta publicação, a ação principal do complexo gastrocnêmio / sóleo é plantar e flexionar o tornozelo. Flexão plantar aumenta o ângulo entre a perna e a parte superior do pé. Assim, o complexo gastrocnêmio / sóleo rígido evita que você finque os calcanhares no chão na postura do cachorro. (O gastrocnêmio também flexiona o joelho).

Tibial anterior é um músculo na parte da frente da perna. Origina-se a partir da superfície (fora) lateral da tíbia e a membrana interóssea (que abrange os ossos da parte inferior da perna). Insere-se ao músculo na parte interior do mediopalato (a escrita cuneiforme) e primeiro metatarso ( parte do meio interno do arco do pé). Atua na dorsiflexão do tornozelo , diminuindo o ângulo entre a parte superior do pé e do tornozelo.

O gastrocnêmio / sóleo e tibial anterior forma um par agonista / antagonista, ou seja, eles têm ações opostas. Isto significa que contrair um lado ajuda a relaxar o outro (por inibição recíproca). É por isso que a tentativa de extrair a parte superior do pé para a canela ajuda a liberar a panturrilha e permite levar o calcanhar para mais perto do chão.

 

Dê uma olhada nos livros da Bandha Yoga em português na página da Traço Editora para aprender mais como combinar a ciência ocidental com a arte do Yoga…

Namasté

Traço Editora e Bandha Yoga

7 comments

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>