Nova pesquisa publicada no European Journal of Preventive Cardiology cujo objeto é analisar a viabilidade da prática de ática de yoga como substituta para a saúde cardíaca em relação às atividades aeróbicas, aponta que a prática de yoga é tão benéfica à saúde quanto correr, pedalar e caminhar, fazendo maravilhas pela sua saúde física, a par dos já conhecidos benefícios mentais e emocionais.

Foram analisados 37 casos controlados escolhidos aleatoriamente dentre pessoas que se exercitavam ou não — o mais alto padrão delineado para estudos — incluindo 2.768 pessoas de ambos os sexos, com idade média de 50 anos, acompanhados por cerca de três meses.

A pesquisa mostra que pessoas que praticam yoga, em qualquer de seus estilos, em comparação com pessoas que não se exercitam, apresentam significativa melhora do BMI, pressão arterial, frequência cardíaca, níveis de colesterol e perda de peso, do mesmo modo que a prática de exercícios aeróbicos como correr, pedalar ou caminhar. Em comparação com pessoas que se exercitam regularmente, os benefícios da prática de yoga se mostraram equivalentes.

O quanto é preciso praticar para colher benefícios, entretanto, permanece incerto, assim como o mecanismo, mas os autores pensam que a causa dos benefícios pode estar relacionada à redução dos níveis de estresse derivada da prática de yoga, o que melhora as funções cardíacas e metabólicas, assim como as inflamatórias.

A pesquisa demonstra concretamente o potencial impacto da prática de yoga sobre o sistema fisiológico, representando uma das maiores conquistas para a saúde.

Para ler a pesquisa na íntegra: cpr.sagepub.com; clique “Online First”.

Para saber mais sobre os benefícios da prática de yoga sobre a saúde: www.nccam.nih.gov/health e www.mayoclinic. org.

 

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