A Prática de Yoga nos permite cultivar conscientemente o caminho da nossa mudança e transformação pessoal. Contudo, saltando muito à frente do que somos atualmente capazes de fazer com estabilidade e facilidade, temos a tendência de nos desligarmos do processo consciente que faz o Yoga uma prática transformadora. Assim, nos movendo conscientes e em passo a passo de onde atualmente estamos para onde queremos chegar é essencial.

O princípio básico é o movimento progressivo dos asanas mais simples até as ações mais complexas que levam à exploração mais profunda e mais fácil ao longo de todo o caminho de uma prática. Isso nos dá o princípio básico do movimento em sequência do simples para complexo ao longo do caminho de menor resistência.

Cada asana e movimento de transição exige certas ações musculares, contrações ou liberações de uma maneira que apoia a estabilidade, facilidade e equilíbrio dentro do asana. Ao invés de criar uma sequência aleatória de asanas, é importante colocar asanas em relação uns aos outros de uma maneira que faz com que cada um seja mais acessível. Como uma criança aprendendo a engatinhar antes de andar e andar antes de correr, praticantes de Yoga aprendem asanas básicos antes de tentar os complexos, tocando as extremidades com cada respiração ao longo do caminho. Da mesma forma, dentro de uma pratica, os yoguis beneficiam de mover uma asana simples para os  complexos, cada asana e respiração cultivando uma consciência mais profunda de como o corpo pode abrir e estabilizar em certas formas.

Cada Yoga asana contém elementos de outros asanas. Quando quebramos um asana em seus elementos constituintes, podemos identificar os elementos que são relativamente mais fáceis ou mais acessíveis aos estudantes com base na sua preparação prévia, condição e intenção. Ao identificar os elementos mais básicos dos asanas, descobrimos os mais simples em que o corpo sente uma sensação de familiaridade relativamente mais profunda natural, estável e fácil. Estes asanas mais simples sugerem o pontos de partida para explorar o movimento nos asanas mais complexos.

O movimento gradual do simples para o complexo com segurança o corpo abre para a sua mais profunda expressão sobe o que esta sendo explorado. Podemos, então, aplicar o princípio de mover do simples para o complexo de um asana dentro de uma família comum  ou na circulação em toda as famílias em projetar uma sequência completa em que os asanas mais complexos são mais acessíveis, permitindo aos yoguis irem mais longe em sua exploração .

Ao introduzir os elementos constitutivos dos asanas mais complexso de forma mais simples, o praticante entende intelectualmente e conscientemente a combinação mais complexa de elementos encontrados nos asanas relacionados.

Por exemplo, ao praticar o asana do cão olhando para baixo, inicie com os braços estendidos para a frente no asana da criança estendido ;  preste atenção nas mãos, braços, cintura escapular, e os elementos da coluna do asana completo sem o desafio adicional do alongamento das pernas e pélvis. A postura do gato pode também ser explorada como uma maneira de experimentar a neutralidade pélvica em relação à coluna lombar.

A capacidade de criar e praticar sequências com esses princípios exige, pelo menos básico conhecimento da anatomia funcional e biomecânica do movimento. É com este conhecimento que você pode identificar as inter-relações dos asanas, mais facilmente quebrando cada um em seus elementos constitutivos e depois ver como ele se relacionam com os outros dentro e entre as famílias dos asanas.

Felipe Costa nascido em São Paulo, hoje mora no leste europeu, mais precisamente na Bratislava/Eslováquia. Ele gosta muito de dias de sol, utiliza a bicicleta como meio de transporte e adora alimentar-se de comidas saudáveis. É praticante de Ashtanga Yoga, adora aventurar-se em criar suas próprias dinâmicas e pesquisar sobre os benefícios físicos/mentais da prática de cada asana numa perspectiva prática dos tempos modernos. Felipe trabalha com tecnologia e também como editor/tradutor da Traço Editora e Boa Yoga. Seu sonho é iniciar um programa de Yoga para pessoas de baixa renda trazendo a arte milenar do Yoga para todas as pessoas.

Comments