Os pés possuem poderoso simbolismo dentro da cultura hindu.

  • Você tira seus sapatos quando entra no templo.
  • Sentado em um templo você nunca aponta seus pés para o altar ou outros adoradores, especialmente idosos.

Os pés das pessoas são considerados baixos. Na verdade, um dos maiores insultos que você pode fazer é jogar sapatos em alguém. E, no entanto, os pés de Deus são especiais. Os pés de Deus são muitas vezes chamados de “pés de lótus” e em alguns templos, mesmo um pequeno conjunto de sapatos simbólicos que representam os pés da Deidade é tocado na cabeça dos adoradores como uma benção. Este instrumento de bênção é chamado de shathari. Os adoradores ainda bebem os pés – águas balneares de Deus como uma prasada. Isso é chamado de charanamrita ou abreviado charnam .

A base do simbolismo dos pés remonta à concepção védica do universo como o corpo de Deus. Assim como um corpo tem partes altas e baixas, então este universo tem lugares altos e baixos, puros e impuros. Acima é alto, baixo é baixo. Os pés tocam o chão, o que é baixo, e então, quando você entra no templo, deixe sua parte baixa na porta.

Nós tiramos nossa parte impura, nossos pés, simbolizados ao deixar nossos sapatos na porta quando entramos no espaço sagrado. Você pode dizer que deixamos nosso lado materialista na porta quando entramos no espaço espiritual.

Por que não tocamos papéis, livros e pessoas com os pés?

Juntamente com esta pergunta, pode-se também adicionar perguntar: por que não explodimos uma chama com a respiração? A resposta a ambas as questões tem a ver com uma das características mais fundamentais do hinduísmo, a saber, a personificação.

O hinduísmo personifica praticamente todos os aspectos da vida. O vento não é apenas soprar o ar de alta pressão para baixa pressão. É um deus, Vayudeva. O sol não é apenas uma grande reação nuclear no espaço. É o deus do sol, Suryadeva. Da mesma forma, a chuva é um deus, a lua é um deus, todos os planetas são deuses e todos os outros aspectos da realidade estão sujeitos à personificação. Portanto, todas as coisas de aprendizagem: papéis, livros, instrumentos musicais, canetas, máquinas de escrever e até mesmo computadores podem ser vistos como aspectos da Deusa da aprendizagem, Saraswati Devi.

Portanto, tenha sempre isso em mente ao interagir com quaisquer aspectos da cultura hindi.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>