Navegando pela internet, encontrei uma lista de livros sobre Yoga e como sempre fui investigar. Geralmente nessas listas sempre encontro o livro Yoga Anatomy do autor Leslie Kaminoff.  Ignorei por inúmeros meses mas essa semana resolvi conferir.

Não sei mas você mas muitas vezes crio um certo bloqueio com certas coisas… Não sei o porque mas quando resolvo passar por cima deles sempre encontro algo maravilhoso então vamos lá, o paragrafo seguinte foi tirado do livro e explica o que é prática do Yoga para o autor:

Tudo que precisamos já existe

“Os antigos yoguis consideravam que temos três corpos: físico, astral e causal…”

“…Você tem uma mente e um corpo que  inspira e expira em um campo gravitacional. Portanto, você pode se beneficiar imensamente de um processo (praticar yoga) que lhe permite pensar com mais clareza, respirar mais facilmente, e mover-se de forma mais eficiente. Este é de fato o nosso ponto de partida e definição da prática do Yoga: a integração da mente, respiração e corpo.”
“…Outro antigo ensinamento diz que a principal tarefa da prática do Yoga é a remoção dos obstáculos que impedem o funcionamento natural dos nossos sistemas. Isso soa bastante simples, mas contraria um sentimento comum de que os nossos problemas são devido a algo que nos falta. O Yoga pode nos ensinar  que tudo de essencial que precisamos para a nossa saúde e felicidade já está presente em nossos sistemas. Só precisamos identificar e resolver alguns dos obstáculos que obstruem as forças naturais de funcionamento ” como um fazendeiro que construí uma represa para permitir que a água flua para o campo onde ela é necessária. ”  Esta é uma ótima notícia para qualquer pessoa, independentemente de idade, enfermidade , ou inflexibilidade , se há respiração e mente, então pode haver yoga.

Tem como para de ler esse livro?

Um pouco do que pensei…

Seria vantajoso desprender  o Yoga do Hinduísmo e inserir em toda a sociedade como meio para  integrar mente, respiração e corpo. Deixando o aspecto religioso fora? Como seria a adesão de aspectos de disciplina e auto conhecimento do Yoga para uma criança, ensinando os efeitos práticos terapêuticos dos asanas e pranayama na fase adolescente, que adulto seria esse ?

Todos seriam mais independentes e existiria um alto poder de auto-cura psico-físico. E o mundo, Melhor?

Por fim, acredito muito na instrumentação do Yoga para que mais pessoas utilizem essa prática e a deselitização…

Bem, vou continuando com o livro e espero que os outros da minha lista inspirem mais e mais.

Namastê,

 

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>