No artigo  “Cão Olhando para Baixo – Benefícios para Osteoartrite do Joelho“, que deu uma dica para ativar o tensor da fáscia lata no cão olhando para baixo . Isso trás sinergia nos quadríceps para estender os joelhos, auxilia na flexão e rotação interna dos quadris e ajuda a alinhar os joelhos para a frente. Você pode melhorar ainda mais o alinhamento desta postura usando os adutores  longus e brevis e seus sinergistas, o pectíneo. Co-ativar esses músculos e o tensor da fáscia lata equilibra a rotação externa e interna dos fêmures  e ao mesmo tempo suaviza a flexão do quadril.

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Co-ativação na postura do Cão olhando para Baixo

 

Primeiro a anatomia. . .

Os adutores longus e brevis originam do ramo púbico superior e inferior  respectivamente. O longus insere-se no terceiro meio da linea aspera, um cume do osso no interior do fémur. O brevis insere no terço superior deste cume. Ambos os músculos agem para aduzir (projetar as coxas), flexionar  e rodar externamente a articulação do quadril. Eles também estabilizam a pelve.

O pectineus origina-se a partir da pectina do púbis e insere na linha pectineal no interior do fémur, passando a partir do trocanter menor para a áspera. Este adutores musculares  flexionam e rodam externamente o quadril e estabiliza a pelve.

Aqui está o Cue. . .

Use Utkatasana para pegar o jeito de isolar o grupo de adutores proximal. Aqueça-se com Surya Namaskar A (5 x). Em seguida, passe para Surya Namaskar B. Quando você entrar Utkatasana, em sua expiração, pressione suavemente os joelhos juntos para contratar os adutores longus e brevis e o pectineus. Perceba como esta ação se torna progressivamente melhorando com cada ciclo e a cada prática. Você deve sentir-se mais estável nessa postura.

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Navasana também pode ser usada para ganhar a consciência dos adutores proximais. Aperte os joelhos juntos e sentia os músculos se contraem no topo interior das coxas. Isso ajuda a flexionar os quadris e estabilizar a postura. Se você é novo para Navasana, tente uma das variações intermediárias ilustradas abaixo.

Envolver o grupo de adutores no Utkatasana e navasana traz a consciência e o controle desses músculos. Uma vez que você começar a sentir isso, contraia esse músculos diretamente para refinar o alinhamento dos ossos da perna no cão olhando para baixo. Você pode aplicar este mesmo princípio em Urdhva Hastasana (Tadasana com os braços levantados em cima) e outras posturas. Este é um exemplo do conceito de “portabilidade” de entre as técnicas de posturas.

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Adutores longus e brevis e o pectineus em navasana

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