A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do sistema nervoso central; a vida agitada, a pressão psicológica, o estresse, somados à ansiedade acabam gerando desequilíbrios energéticos que prejudicam a qualidade de vida. Uma vez que o desequilíbrio se instala em nossa vida, procuraremos de maneira intensa compensar com outro aspecto e, se o nosso emocional ou mental não se realizar da forma como desejaríamos, iremos nos preocupar com tudo e com todos incessantemente. O equilíbrio energético é, portanto, o primeiro aspecto a ser verificado em nossas vidas, para observar que rumo estamos dando as nossas vidas.

Estar com o corpo e mente em equilíbrio afastam os maus sintomas causados pela ansiedade e uma onda de práticas corporais alternativas tem motivado profissionais da área da saúde a focar sua atenção na estreita relação que existe entre o exercício físico e o bem-estar mental.

Isso mostra que a fim de se obter um equilíbrio entre físico e mente e uma melhor qualidade de vida, é necessário que a atividade física traga mais do que um corpo harmonioso como finalidade.

A prática constante do Yoga ajuda a reduzir os efeitos do diabetes e de doenças relacionadas ao aparelho respiratório; alivia dores corporais; melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, respiratório e digestivo; corrige a postura; fortalece o sistema imunológico e reduz o stress físico; melhora o relacionamento do indivíduo com as outras pessoas; aumenta a autoconfiança, a auto-estima, o equilíbrio emocional, o autoconhecimento e a paz interior; ajuda na concentração, melhora a qualidade do sono, além de ser um ótimo aliado para os que buscam relaxar e aprender a respirar corretamente.

Um outro aspecto fundamental na questão qualidade de vida X Yoga, é que como a prática exige uma boa dose de concentração na prática, pouco a pouco somos condicionados a estarmos presentes, não só durante a aula, mas fora dela também. E essa é uma das chaves fundamentais para estarmos em paz, encontrar alegria de viver, felicidade em todos os momentos e estarmos de fato livres dos fracassos e dores passadas, e também sem projetar no futuro a paz e o conforto como se ainda faltasse qualquer coisa “para chegar lá”.

Muitos seres humanos ainda estão identificados com a mente e são governados por ela. O amor, a alegria, a paz não conseguem florescer a menos que tenhamos nos livrados dessas armadilhas mentais que insistem em nos tirar do presente e nos trazer lembranças incômodas ou preocupações desnecessárias.

No dia e hora em que se toma a consciência de que o único momento que existe é o Presente, o Eterno Agora, revela-se uma realidade superior, divina, transcendente. Começa uma nova faceta da nossa jornada… como se fosse uma nova visão do mundo externo, a partir de uma (simples) transformação interna.

Aqui vai um trecho do best seller “O Poder do Agora”- Eckhart Tolle, que muito tem a ver com tudo isso:

“Esteja onde você está. Olhe em volta. Apenas olhe, não interprete. Veja as luzes, as formas, as cores, as texturas. Esteja consciente da presença silenciosa de cada objeto. Esteja consciente do espaço que permite cada coisa existir. Ouça os sons, não os julgue. Ouça o silêncio por trás dos sons. Toque alguma coisa, qualquer coisa. Sinta e reconheça o Ser dentro dela. Observe o ritmo da sua respiração. Sinta a energia vital dentro do seu corpo. Permita que as coisas aconteçam, no interior e no exterior. Deixe que todas as coisas “sejam”. Mova-se profundamente para dentro do Agora. Você está deixando para trás o agonizante mundo da abstração mental e do tempo. Está se libertando da mente doentia que suga sua energia vital, do mesmo modo que, lentamente, ela está envenenando a Terra.
Você está acordando do sonho do tempo e entrando no presente. O futuro é um Agora imaginado, uma projeção da mente. Obviamente, o passado e o futuro não têm realidade própria. A realidade deles é emprestada do Agora.

No momento em que captamos a essência, ocorre uma mudança na consciência, que passa a desviar o foco da mente para o Ser, do tempo para a presença. De repente, tudo parece vivo, irradia energia, emana do Ser.”

E você, ganhou mais alguns motivos para iniciar essa prática milenar maravilhosa?

Um ótimo mês

Comments